Consteladora Familiar e Terapeuta Sistêmica em São Paulo
Fátima Campos é uma experiente Consteladora Familiar e Terapeuta Sistêmica. Seu trabalho é focado em ajudar pessoas a entender e resolver complexidades em suas vidas.
Como Consteladora Familiar, Fátima revela padrões ocultos nas relações familiares dos clientes, proporcionando insights valiosos para resolução de conflitos.
Como Terapeuta Sistêmica, ela observa questões sob um viés amplo, considerando o indivíduo em seu contexto sociocultural.
Sua principal meta é guiar pessoas ao autoconhecimento e desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, oferecendo um caminho claro para crescimento pessoal e bem-estar.
Para tirar qualquer dúvida, favor entrar em contato comigo, deixando sua mensagem no WhatsApp abaixo, eu retornarei em breve.
Desde 2002, eu e meu marido nos dedicamos à Consultoria e Treinamento em empresas de varejo. Com o passar dos anos, eu desenvolvi um papel relevante em ouvidoria e feedback, gerando retornos extremamente positivos.
Em minha jornada, me deparei com a Constelação Familiar, uma abordagem terapêutica que me atraiu profundamente. Resolvi me envolver, aprender mais e incorporar essas práticas em meus trabalhos de treinamento. Acredito que as dinâmicas e relacionamentos familiares têm impacto significativo em nosso desempenho profissional e pessoal.
Ao conciliar a Constelação Familiar com o treinamento empresarial, pude oferecer aos clientes e participantes uma nova perspectiva para abordar seus desafios. Esta combinação única permitiu que eu oferecesse uma visão mais profunda sobre a influência de nossas relações familiares em nossos comportamentos no ambiente de trabalho.
Hoje, continuo aprimorando essa metodologia, sempre buscando fornecer aos indivíduos e empresas ferramentas que promovam crescimento, eficácia e, mais importante, harmonia em todos os aspectos de suas vidas.
Convite para participar de uma Constelação Familiar
Estou te convidando para um evento de Constelação Familiar, uma abordagem revolucionária criada por Bert Hellinger.
Essa metodologia, desenvolvida a partir de anos de pesquisa, busca resolver conflitos em nossas relações familiares e pessoais.
O evento proporcionará uma visão mais profunda do funcionamento dos nossos sistemas familiares e oferecerá soluções pragmáticas.
Ao aceitar meu convite, teremos a chance de transformar nossas vidas e até a de futuras gerações. Estou ansiosa para embarcar contigo nesta jornada de autodescoberta e cura.
Constelação Familiar
A constelação de Bert Hellinger também chamada de Constelação Sistêmica é uma abordagem da Psicoterapia Sistêmica Fenomenológica criada e desenvolvida após anos de pesquisa com famílias, empresas e organizações em várias partes do mundo, buscando o diagnóstico e a solução de problemas e conflitos.
De uma forma prática e vivencial, antigos padrões são dissolvidos, permitindo que o fluxo do amor e do respeito transite entre os membros de um sistema.
Esse método explica que há uma repetição de comportamentos, de acordo com gerações, mesmo que de uma maneira inconsciente.
É uma prática terapêutica usada para tratar questões físicas e mentais a partir da revelação das dinâmicas ocultas de uma família. Por meio da constelação familiar é possível identificar acontecimentos que, mesmo desconhecidos, podem trazer problemas para a vida de uma pessoa.
Em qual momento deve-se procurar uma constelação familiar?
Quando alguém procura a Constelação Familiar, está na verdade observando um sintoma. Isso pode ser um relacionamento amoroso problemático, um impasse na carreira, uma escassez financeira, ou mesmo uma dor ou enfermidade que se manifesta.
Será que essa foi apenas a razão que a conduziu ao serviço de Constelação Familiar?
Durante a sessão de Constelação Familiar, o âmago da questão é revelado. Esta origem do problema muitas vezes está escondida em aspectos que nem sequer consideramos.
Talvez você esteja de algum modo vinculado a um relacionamento prévio de seus pais que não teve um encerramento digno, a uma gravidez interrompida esperando por reconhecimento, a um irmão cuja morte trágica foi silenciada, a um suicídio mantido em segredo, ou simplesmente, quando você percebe seus pais como se fossem dependentes de você.
Na sessão de Constelação Familiar, você reencontra seu lugar. Reconhece todos aqueles que vieram antes de você e lhe proporcionaram a dádiva da vida com reverência, permitindo que cada um carregue seu próprio destino.
Dessa maneira, você pode homenageá-los e seguir vivendo a sua vida do seu próprio espaço sistêmico, possibilitando que a vida flua de forma mais plena.
A Terapia Sistêmica é uma estratégia terapêutica focada nas conexões interpessoais, observando o indivíduo como parte integral de seu contexto familiar e sociocultural. Ela não analisa o indivíduo de maneira isolada, mas como parte de um sistema no qual ele foi formado e no qual ele vive.
Essa abordagem proporciona uma perspectiva mais extensa do indivíduo, de suas relações, obstáculos, problemas e soluções potenciais.
Essa modalidade terapêutica pode ser empregada em contextos individuais, conjugais, familiares, grupos e afins, sendo caracteristicamente direcionada e trazendo resultados a curto prazo.
Acredito na capacidade de cada pessoa de reconhecer seu próprio potencial e, por meio do autoconhecimento, desmontar crenças e comportamentos padrão que conduzem ao sofrimento.
A partir do gerenciamento pessoal, desenvolvemos recursos internos para lidar com dores emocionais e com os desafios que a vida nos impõe.
Nossa energia luminosa e expansão da consciência são intensificadas através da maneira como interagimos com o outro, com a vida e conosco mesmos.
O componente relacional desta terapia está ligado ao estado de “estar em relação” com os outros. Estamos em constante interação com outras pessoas e conosco mesmos. Nossos relacionamentos são circulares, ou seja, são constituídos por processos de relacionamento que possuem características próprias.
Terapia Sistêmica
Na Terapia Relacional Sistêmica, há pontos cruciais que direcionam o processo terapêutico. Para promover transformações positivas em suas atitudes, os indivíduos devem entender os detalhes de seu sistema pessoal de operação.
A partir desse marco inicial, novos comportamentos, emoções e convicções podem ser introduzidos. A meta principal da terapia é fomentar a autonomia do paciente para que este possa desenvolver métodos de operação mais eficientes.
Assim, é crucial identificar comportamentos prejudiciais e auxiliar o paciente a encontrar maneiras mais saudáveis e efetivas de superar as adversidades de sua vida. Ademais, já que a conduta de um indivíduo gera reações e atitudes em outros, o cenário ideal é a colaboração. Nesta visão, a responsabilidade tanto por uma convivência harmoniosa quanto pelo bem-estar individual é compartilhada.
Outro ponto crucial é que não existem vilões. A concepção de certo e errado é reinterpretada.
Há apenas as consequências de nossos atos e como eles afetam nossas vidas. As etiquetas de ‘bom’ ou ‘ruim’ não são aplicadas aos comportamentos. Desta forma, o jogo de culpa cessa e as pessoas conseguem compreender umas às outras sem julgamentos.
No âmbito da Terapia Relacional Sistêmica, este padrão é formado na infância. A criança aprende a estrutura de funcionamento com a família e no ambiente que a circunda. Ela assimila fatores subjacentes no comportamento e nos contextos dos quais participa.
Por isso, muitos indivíduos não conseguem decifrar aspectos de personalidade e crenças que direcionam suas vidas, principalmente quando estas são negativas. Quando suas origens são examinadas, geralmente descobre-se que a causa está profundamente enraizada em algum evento, memória ou questão familiar do passado, podendo até mesmo estar ligada a elementos ancestrais.
A forma como os pais e outros parentes próximos lidam com as situações da vida dita como a criança vai reagir a essas mesmas ou diferentes situações.
É possível identificar os elementos do padrão de funcionamento ao observar como o indivíduo os emprega nas relações sociais, tais como comunicação, estilo de vestir, carreira escolhida, sexualidade, saúde, entre outros.
Este padrão é repetido de forma inconsciente. Nesta abordagem terapêutica, ele é analisado e questionado até que o paciente tome consciência dele e assuma responsabilidade por suas ações, cessando a repetição do padrão sem reflexão.
Quando buscar acompanhamento terapêutico?
Na realidade, você pode buscar ajuda sempre que sentir necessidade! Não é necessário ter um transtorno sério para recorrer a um psicólogo, psicoterapeuta ou terapeuta.
É claro, esse é o contexto mais frequente, contudo, você pode começar um acompanhamento terapêutico simplesmente pelo anseio de se autoconhecer e lidar de forma mais eficiente com suas emoções, seja no trabalho, na família, nos estudos, nos relacionamentos ou na relação consigo mesmo.
Podemos analisar nossos problemas e buscar entendê-los, pois todo comportamento carrega um significado.
Se você está enfrentando algum obstáculo em sua vida ou buscando respostas e deseja dialogar com alguém a respeito, não hesite em buscar auxílio. A terapia é um serviço que pode ser realizado online, em consultório, em uma praça, café, ou qualquer outro lugar que seja adequado para o indivíduo e para o terapeuta.
O objetivo é entender quais aspectos contribuem para a situação desconfortável com a qual o paciente está lidando, seja ela de natureza social, financeira, física, espiritual ou familiar. Por meio de conversas, reflexões, meditações, exercícios e experiências, buscamos iluminar e resolver o que foi identificado.
Através da psicoterapia, podemos cultivar uma nova consciência sobre nós mesmos!
Para participar de Constelação Familiar ou Terapia Sistêmica, agende: Deixe sua mensagem pelo WhatsApp – 11-98271-8686
Para fornecer informações e conteúdo para meus clientes e amigos, tenho as redes sociais e canais como?
E-mail: fecheosolhoseveja@gmail.com
Fátima Campos estudou e se formou nos seguintes cursos:
- Escuela Psicopedagogica de Buenos Aires – Alicia Fernandes (in memorian).
- Instituto de filosofia aplicada Peter Spelter Ltda.
- Constelações familiares – Mimanssa
- Constelações familiares – Mário Koziner
- O movimento do Espírito, através dos bonecos nas Constelações individuais. – Vera Bassoi
- Reiki primeiro, segundo e terceiro nível e Reiki Karuna pela minha Mestre Yolanda Obara
- Practitioner em Programação Neurolinguística Inex
- Trainer Training – Actius
- Florais de Saint Germain- Neide Margonari
- Tarô Terapêutico- Maria dos Anjos
- Barra de Acces – Enric Venorell
- Psicologia Transpessoal – Alubrat (em andamento)
- Coatching life. Inex
- Movimentos Essenciais – Cláudia Boatti